Início AGRONEGÓCIOS Sondex e a Bioenergética Aroeira firmam parceria de conversão tecnológica no setor...

Sondex e a Bioenergética Aroeira firmam parceria de conversão tecnológica no setor sucroalcooleiro

81
0
COMPARTILHAR

A Sondex, empresa do Grupo Danfoss e maior player global em soluções de trocadores de calor, e a Usina Bioenergética Aroeira desenvolveram um projeto que representará uma conversão tecnológica no setor sucroalcooleiro. Trata-se de um sistema de evaporação da solução de açúcar, também conhecido como concentração de sacarose de caldo clarificado, baseado na utilização de evaporadores a placas da Sondex.

Previsto para entrar em operação no segundo trimestre de 2018, o sistema tem como principais atributos gerar ganhos de produtividade e reduzir o consumo energético. “O cliente buscava uma solução completa e não somente os equipamentos. A Sondex entregou toda a engenharia de processo, incluindo fluxograma, dimensionamento dos vasos, estudo de perdas de carga do sistema com bitolas de linhas e válvulas e a lógica de operação do sistema. Este é um diferencial único no mercado em termos de solução e a Sondex mantém sua diretriz de customizar as demandas. Este projeto conta com quatro dos maiores evaporadores a placas fabricados na América Latina, tudo isto agregado a muita tecnologia de projeto e qualidade de fabricação”, explica Carlos Funes, gerente geral da Sondex Brasil.

A Bioenergética Aroeira é uma usina sucroalcooleira referência na produção de energia limpa e renovável. Instalada estrategicamente no município de Tupaciguara, a 50 km de Uberlândia, na área definida pelo Zoneamento Ecológico Econômico do governo de Minas Gerais, a empresa foi projetada para produzir etanol de forma sustentável, respeitando as normas de segurança e preservação ambiental, gerando valores para seus colaboradores, investidores e sociedade em geral. Uma das formas para atingir esse objetivo é a utilização de tecnologias inovadoras e eficientes.

“Em nome da Bionergética Aroeira, estamos satisfeitos com a parceria técnica com a Sondex. Ao utilizar a tecnologia da empresa, temos uma excelente solução para nosso propósito de economia de energia”, destaca José Rubens Bevilacqua, CEO da Bioenergética Aroeira.

Além deste projeto, a Sondex já forneceu outros equipamentos para a Aroeira, como outros modelos de trocadores de calor para resfriamento de vinhaça e aquecedores de caldos clarificado e primário, recebendo, inclusive, carta de referência devido a qualidade dos produtos e serviços, como prazo de entrega e assistência técnica.

Em 2016, o Grupo Danfoss adquiriu 100% da Sondex Holding S/A, tornando-se assim o maior player global em soluções de transferência de calor. “A Sondex representa um par ideal ao segmento de negócios Danfoss Heating. Combinar os dois negócios é uma alavanca importante para desenvolver a já forte posição no mercado de energia distrital e HVAC, além de aumentar a relevância nas indústrias como marine, alimentos e bebidas, offshore e refrigeração industrial”, finaliza Funes.

Sobre a Danfoss

A Danfoss desenvolve tecnologias que permitem ao mundo de amanhã fazer mais com menos. Atendemos às necessidades crescentes por infraestrutura, cadeia de alimentos, eficiência energética e soluções adequadas para o clima. Os nossos produtos e serviços são utilizados em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e maquinário móbil. Também atuamos no segmento de energia renovável e em infraestrutura de aquecimento distrital para cidades e comunidades urbanas. A nossa engenharia inovadora começou em 1933 e hoje a Danfoss é líder mundial, empregando mais de 25.000 funcionários e atendendo clientes em mais de 100 países. Até hoje, somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Saiba mais sobre nós em www.danfoss.com.br.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui