Primavera do Leste recebe curso de Comercialização de Milho e Soja

Lidar com as variações do mercado não é tarefa fácil, sobretudo para quem está acostumado apenas com o dia a dia da plantação. As altas e baixas no valor de venda dos grãos deixam muitos produtores em dúvida do que fazer. Aqueles que tem possibilidade armazenam o produto até que o preço suba ao nível esperado, outros, com menos dinheiro, tentam negociar com os compradores. A melhor maneira de se proteger destas variações incontroláveis de mercado é aprender a comercializar a safra com mecanismos disponíveis no mercado de commodities, usando a bolsa de mercadorias, por exemplo.

Para o analista da SAFRAS & Mercado, Paulo Molinari, especialista responsável pelo curso ‘Comercialização de Milho e Soja – Como reduzir riscos na comercialização utilizando ferramentas globais’, na agricultura moderna saber comercializar é tão importante quanto plantar, adubar ou colher. “Não adianta nada fazer o melhor manejo, conseguir a mais alta produtividade possível, se na hora de ganhar o dinheiro justo por isso, o produtor não se preocupa. Vender representa 50% do negócio dele. Se ele fizer de qualquer jeito, não ganhará o que merece”, explica Molinari.

O curso ministrado por Molinari tem o objetivo de apresentar a compreensão dos mecanismos de formação de preços nos mercados de milho e soja, além de tornar os participantes experts em técnicas que permitem a adequada ligação entre o mercado físico, de futuros e de opções, além de apresentar métodos para melhorar a gestão do risco derivado da volatilidade e oscilação de preços nos mercados de milho e soja e aumentar a rentabilidade nas operações de compra e venda.

Molinari explica que esta contextualização serve para mostrar como uma análise bem feita diminui a chance de erros e traz ainda mais lucro. “A primeira coisa que o produtor precisa entender é que seu mercado é de risco. Clima, câmbio, política, enfim tudo isso ajuda a definir a cotação do grão. Com a análise certa e o conhecimento dos instrumentos para aplicar em bolsa, o produtor se protege deste risco”, finaliza o analista.

 

Serviço

“Comercialização de Milho e Soja – Como reduzir riscos na comercialização utilizando ferramentas globais”

Data: 18 e 19 de outubro

Local: Primavera do Leste – MT

Horário: 08h45 às 17h30

Mais informações: Telefone: (11) 3053-2736 / WhatsApp: (11) 95219-7239

E-mail: educacional@safras.com.br ou no site www.safras.com.br